Memórias e Identidades - Produção Formativa de Vídeos Educacionais


Esta formação é uma parceria entre o programa Rede Anísio Teixeira - REDE AT, dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC e a Universidade Federal da Bahia – UFBA, através da Faculdade de Comunicação – FACOM.

Objetiva capacitar técnica-pedagogicamente educadores e estudantes de forma individual e coletiva. São trabalhados conhecimentos e habilidades para o uso e difusão de softwares e licenças livres, ampliando o uso da fotografia como instrumento crítico de memória e documentação, desenvolvendo competências com o intuito de fomentar a produção audiovisual no ambiente escolar e a experimentação de novas linguagens, possibilitando que o mesmo se reconheça como autor e produtor de obras audiovisuais livres de maneira crítica, contextualizada, regionalizada e colaborativa através dos filmes documentais de quatro minutos (4') que abordam o tema do audiovisual, da cultura, da história, do inventário cultural e da memória social como eixo gerador de conhecimento.

Cachoeira

Povoado acerca de 6 km do município de Cachoeira, situado no recôncavo baiano.

Conde

Município baiano com diversas praias, dunas, cachoeiras e construções históricas.

Missão do Sahy

Povoado fundado em 1697, século XVII, pela Ordem dos Frades Franciscanos, distrito do município de Senhor do Bonfim, Bahia.

Salvador

Capital do estado da Bahia, primeira capital do Brasil Colônia. Um dos municípios mais populosos do Brasil.

Senhor do Bonfim

Município considerado como uma das capitais do forró, localizado no centro norte da Bahia. Situado a 375 km de Salvador.

Vitória da Conquista

Município conhecido como “Suíça Baiana”, por registrar as temperaturas mais amenas no estado. É considerada como a terceira maior cidade da Bahia, fundada em 1840, localizada no sudoeste baiano. Situado a 509 km de Salvador. Alguns filmes foram produzidos durante a atividade [...]