Sobre TV Anísio Teixeira

A TV Anísio Teixeira conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar da Rede Estadual de Ensino, para produzir conteúdos audiovisuais educacionais, através do olhar de professores formados para compreender, criar e realizar vídeos direcionados para a comunidade escolar.

Esse trabalho pretende fomentar a compreensão do universo de conhecimento, de maneira ampla e fundamentada [...]

Com abordagem lúdica e pedagógica, o conteúdo produzido trabalha temas transversais, interligando as diversas áreas do conhecimento. Preparados dentro dos padrões de exibição de TV e WEB, os vídeos servem como disparadores para atividades em classe, contribuindo com a maior dinamização da aula e auxiliando na preparação do estudante para os desafios de sua formação.

Esse trabalho pretende fomentar a compreensão do universo de conhecimento, de maneira ampla e fundamentada, exemplificando o conteúdo com elementos do cotidiano do estudante e possibilitando seu diálogo com o mundo, ao mesmo tempo que preserva sua identidade regional. Todos os programas e campanhas estão catalogados nesta plataforma, onde é possível fazer o download dos vídeos.

+55 71 3116-9061 tv.anisioteixeira@educacao.ba.gov.br


A TV Anísio Teixeira é um veículo de comunicação educacional que faz parte da Rede Anísio Teixeira/Coordenação de Tecnologia Educacional (REDE AT/CTE), programa que propõe o uso crítico, lúdico e contextualizado de mídias e tecnologia livres na educação com o propósito de atender às demandas da Rede Pública Estadual de Ensino voltadas para pesquisa, produção, formação, experimentação e compartilhamento a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, a referida TV vem contribuindo para a melhoria da educação básica pública da Bahia.

A sociedade brasileira, desde a metade do século XX, tem a televisão como mais um importante veículo de comunicação. Há tempos estamos sendo alfabetizados por meio do audiovisual, constituindo e apropriando-se de uma linguagem imagética onde nos é sugerida outra forma de expressão e interpretação de mundo, sendo mediada por interesses globalizados. Sendo assim, a educação não deve estar à margem desses diálogos, deve propor uma discussão e problematização que ultrapasse os limites da simples crítica e/ou questionamentos acerca do fazer televisivo. Na contemporaneidade, a educação e a escola têm o papel de rediscutir estes conteúdos de maneira crítica e contextualizada, propondo novas maneiras de ler e interpretar o mundo por meio de sua própria ótica.

As propostas e abordagens dos programas estão pautadas no compromisso com a criticidade, a interdisciplinaridade, a arte-educação, educomunicação ou arte-edocumunicação (Wanderley, 2017) e a integração dos diferentes sujeitos da comunidade escolar. As produções também estão comprometidas com aspectos formativos, como a diversidade, a inclusão e a acessibilidade. Abordando conteúdos das diversas áreas do conhecimento, as produções da TV Anísio Teixeira propõem uma reflexão multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e relaciona os temas elencados com a vida cotidiana, a partir de visões de mundo diversas, contemplando opiniões e/ou posicionamento distintos.