Revisão: Figuras de Linguagem e Gerações Românticas

Publicado em 17 de agosto de 2018 às 9:43 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO(S): Revisão: Figuras de Linguagem e Gerações Românticas. OBJETIVO(S): Estabelecer relações entre o texto literário e o contexto histórico, social e político de sua produção; Reconhecer em obras literárias nacionais características formadoras da cultura brasileira. O Romantismo surge no Brasil num contexto histórico em que se evidencia a busca da liberdade, tanto social e política quanto liberdade de criação e expressão. Nesse ínterim, consolidam-se três gerações românticas, com suas respectivas características e peculiaridades. A primeira geração é conhecida pelo nacionalismo ufanista e exaltação da figura do índio. A segunda, pela melancolia, individualismo e subjetividade. Já a terceira é engajada social e politicamente, destacando-se a luta pela abolição da escravatura. Quanto às figuras de linguagem, são recursos expressivos que caracterizam a linguagem figurada. Nesse contexto, temos a metáfora, antítese, hipérbole, ironia, sarcasmo, catacrese e eufemismo.

  • Ensino Médio
  • Língua Portuguesa
  • Linguagens e seus códigos
  • 2ª Série

  • Fabiane Santana da Silva Freitas
  • Heber Torres de Oliveira
  • Isabela Dias Silveira
  • Janeide Sousa Santos
  • Leila Melo Cajazeira
  • Márcia Maria Vieira da Silva
  • Maria de Fátima F. L. Fonseca
  • Myrian Conceição Crusoé R. Sales

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

17 de maio de 2018

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)