O Jogo

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 4:41 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO – Potência e Potenciação no Conjunto Z (ou dos Números Inteiros)

OBJETIVOS – Proporcionar a(o) estudante, mediante abordagem contextualizada, aprendizagem sobre o conteúdo temático, a partir do entendimento de que na antiguidade de acordo com Velasco (1996), as crianças participavam de algumas atividades, os jogos, que, por exemplo, eram realizados em ambientes separados, podendo ser em praças públicas e espaços livres sem a supervisão de um adulto, com grupos distinguidos por idade e sexo. Para Freire (2002), o jogo facilita o desenvolvimento das habilidades motoras, pois possui uma linguagem corporal que não é estranha à criança e seu desenvolvimento não apresenta características de monotonia, ao contrario de exercícios propostos por alguns autores que não são adequados ao universo da cultura infantil. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de se fazer entender e coordenar o seu ponto de vista com o do outro. Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação. Portanto, constitui-se ainda em objetivo dessa aula identificar os aspectos históricos, conceituais e filosóficos do jogo, além de também entendê-lo como atividade social, cultural e educativa.

  • Ensino Médio
  • Educação Física
  • Humanas
  • 1ª Série

  • Artur Pinho
  • Cristina Santos

Emitec- Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

10 de setembro de 2019

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)