Arcadismo

Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 11:35 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO(S): Arcadismo. OBJETIVO(S): Identificar, em textos literários do Arcadismo, marcas discursivas e ideológicas desse movimento e seus efeitos de sentido; • Relacionar características discursivas e ideológicas de obras árcades ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção; • Reconhecer e caracterizar a contribuição dos principais autores árcades nacionais para a literatura brasileira; • Reconhecer e relacionar as marcas discursivas do eu-lírico com a biografia do autor. Conhecer a origem do arcadismo, suas características e o momento histórico; • Analisar textos de Bocage, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão; • Estabelecer relações entre os textos do arcadismo e outras formas de arte produzidas neste período.O período histórico do Arcadismo foi marcado pelos movimentos de independência no Estados Unidos na Europa e, aqui no Brasil, pela Inconfidência Mineira em 1789. Nesse contexto, os escritores estavam envolvidos com as questões políticas e sociais e muitos foram presos e exilados. Entre os escritos dessa época, destacam-se: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Manuel Inácio da Silva Alvarenga. As principais características são: bucolismo, a valorização do índio como um “bom selvagem” e a sátira política.

  • Ensino Médio
  • Língua Portuguesa
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série

  • Fabiane Santana da Silva Freitas
  • Heber Torres Oliveira
  • Isabela Dias Silveira
  • Janeide Sousa Santos
  • Leila Melo Cajazeira
  • Márcia Maria Vieira da Silva
  • Maria de Fátima F. L. Fonseca
  • Myrian Conceição Crusoé R. Sales e Nilma Vieira

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

5 de dezembro de 2018

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)