Jogo: aspectos conceituais, filosóficos, sociais, históricos e antropológicos (Par. 2)

Publicado em 25 de setembro de 2018 às 7:46 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
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CONTEÚDO - Jogo: aspectos conceituais, filosóficos, sociais, históricos e antropológicos (Par. 2)

OBJETIVO - Proporcionar ao(a) estudante  em abordagem contextualizada aprendizagem sobre o conteúdo temático que consiste em entender o  jogo como uma atividade que oferece situações de aprendizagem ricas e interessantes; que  promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vista; modificações de conceitos e conhecimentos diversos; que possibilita, ainda, o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas relacionados à sociedade, ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às capacidades e habilidades físico/motoras, aos limites e às regras; entender o jogo como atividade que proporciona  a experiência de situações de convivência e conflito, transferíveis para o cotidiano familiar, escolar e do mundo do trabalho; podendo-se também entender jogo pelo olhar de um esporte lúdico, alegre e prazeroso, em que brincando podemos aperfeiçoar “qualidades” ou desafiar “defeitos” ou “fragilidades”. Para os adultos os jogos são excelente ferramenta que constrói e exercita a paciência, ameniza a ansiedade, promove o respeito e a tolerância no trato dos diferentes pontos de vista das pessoas com quem convivemos, daí face a relevância da temática são objetivos ainda dessa aula:

- Identificar os aspectos históricos, conceituais e filosóficos do jogo e suas dimensões, como elementos socioculturais;

- vivenciar as múltiplas possibilidades do lazer, do esporte, da capoeira e suas dimensões como   luta, jogo e escola de ritmos e movimentos;

- buscar, quanto ao jogo, o ampliar da compreensão da sua diversidade sociocultural, étnico-racial, de gênero e sexualidade;

- conquistar pelo jogo a inclusão de estudantes, com necessidades especiais;

- entender a prática e importância do jogo para as pessoas e aquelas com necessidades especiais no mundo contemporâneo.

  • Ensino Médio
  • Educação Física
  • Humanas
  • 1ª Série

  • Claudete Souza
  • Cristina Santos

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

3 de setembro de 2018

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