Um Matemático Chamado Pitágoras de Samos

Publicado em 25 de agosto de 2017 às 10:09 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
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CONTEÚDO(S): Um Matemático Chamado Pitágoras de Samos. OBJETIVO(S): Utilizar o Teorema de Pitágoras para analisar situações-problema; Resolver e elaborar problemas utilizando a semelhança de triângulos e o teorema de Pitágoras, incluindo aqueles que envolvem o cálculo das medidas de diagonais de prismas, de altura de pirâmides, e aplicar esse conhecimento em situações relacionadas ao mundo do trabalho. Nesta aula perceberemos que, desde a antiguidade, o triângulo retângulo sempre exerceu uma atração especial sobre os homens. Nas culturas mais antigas, por exemplo, encontramos mosaicos com vários triângulos retângulos. Existem várias descobertas feitas pelos babilônios no campo da Astronomia que eram baseadas nos triângulos retângulos. Os egípcios usavam cordas, com 12 nós, para construir triângulos retângulos particulares e, assim, obter “cantos” em ângulos retos. A partir desta condição, podemos compreender a relação: a área do quadrado construído sobre o maior lado de um triângulo retângulo é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os dois lados menores.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 2ª Série

Lucas Ribeiro

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

28 de julho de 2017

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