Atletismo origens e possibilidades.

Publicado em 20 de junho de 2017 às 3:30 PM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO –Atletismo origens e possibilidades. OBJETIVOS – Proporcionara ao(a) estudante em abordagem contextualizada, aprendizagem sobre o conteúdo temático, que consiste no fruir e apreciar a pratica esportiva diversificada em contexto de lazer, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, a partir do entendimento de atletismo como um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga; registrando-se que nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

Em nossa abordagem citamos Costa (1992) que afirma que o atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pré-atletismo", onde, numa primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos correr, saltar, lançar e arremessar; e numa segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando, portanto, progressivamente a criança do atletismo.

Nesta aula vamos apresentar a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem do atletismo, sua  importância no contexto escolar por possibilitar a participação de todos, independentemente do seu atual desenvolvimento motor e também por se caracterizar como sendo uma atividade prazerosa, que possibilita alegria e prazer na sua realização, sendo enfatizados, ainda, os seguintes tópicos:

 

- definição de atletismo;

- origens do atletismo;

- possibilidades de vivenciar o atletismo.

 

 

 

  • Ensino Médio
  • Educação Física
  • Humanas
  • 1ª Série

  • Mariolinda Servilho
  • Claudete Souza

Emitec- Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

5 de junho de 2017

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)