Mais Situações-problema Envolvendo Funções Exponenciais

Publicado em 25 de outubro de 2019 às 7:30 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO – Mais situações-problema envolvendo funções exponenciais.

OBJETIVO – Proporcionar a (ao) estudante em abordagem contextualizada aprendizagem sobre o conteúdo temático que consiste em entender a situação-problema representada por uma colônia de bactérias cujo crescimento duplica de hora em hora. Se, inicialmente, existem 8 bactérias na colônia, ao fim de 6 horas desejamos encontrar o número total de bactérias. Seguidamente, aborda-se uma situação-problema em que as leis representam as estimativas de valores (em milhões de reais) de dois apartamentos A e B, que são adquiridos na mesma data, e , desejando-se saber os seus valores, após um período de “t” anos da data de compra. Objetiva-se, assim, entender sobre como se dão as valorizações desses imóveis no decorrer dos anos, utilizando como recurso as funções exponenciais. Portanto, constituem-se ainda em objetivos dessas aula:

- resolver situações-problema envolvendo o conceito de função exponencial relacionando-a a outras áreas e ao cotidiano;

- reconhecer função exponencial e logarítmica, suas representações algébricas e gráficas; 

- compreender os modelos de variação da função, identificando domínio e imagem, bem como utilizá-los;

- aprender as noções e representações para se resolver problemas com utilização de funções exponenciais como os que envolvem juros compostos.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 1ª Série

  • Taílson Jeferson
  • Silvana Andrade

Emitec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

17 de outubro de 2019

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)