Movimento e Educação Física

Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 6:11 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO - Movimento e Educação Física.


OBJETIVOS - Proporcionar a(o) estudante aprendizagem, em abordagem contextualizada, sobre o conteúdo temático, a partir do entendimento de que a Educação Física no Brasil se confunde, em muitos momentos de sua história, com as instituições médicas e militares. A instituição militar tinha a prática constituída de exercícios sistematizados que foram ressignificados no plano civil pelo conhecimento médico. A contribuição médica se deu numa perspectiva terapêutica e principalmente pedagógica, que consistia consistia na ênfase de educação corporal se ter saúde e educar-se para a conquista dessa mediante a aquisição de hábitos saudáveis e higiênicos. Essa saúde (ou força) também foi ressignificada numa perspectiva nacionalista-patriótica. (SOARES, 2007). 

A Educação Física é vista hoje também como agente de saúde, estética, melhoria da condição atlética, recuperação física, dentre outras funções, mas nem sempre se pensou assim. Vamos abordar nesta aula a evolução histórica, acompanhando as mais diversas situações, logo, este fato nos faz perceber as diferentes finalidades da Educação Física durante o seu contexto histórico e seus movimentos em prol da saúde. 

Constituem-se ainda em objetivos dessa aula:

- identificar e reconhecer os movimentos corporais e suas respectivas funções nas ações diárias;
- compreender a importância dos movimentos corporais na formação do homem na sociedade;
- classificar a ginástica, entendendo suas modalidades.

  • Ensino Médio
  • Educação Física
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série

  • Claudete Souza
  • Cristina Santos

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

19 de fevereiro de 2019

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)