Matriz e Determinante: Reflexões sobre a Condição de Existência do Produto de Matrizes e o Cálculo de Determinantes

Publicado em 28 de julho de 2016 às 8:48 PM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO: Matriz e determinante: reflexões sobre a condição de existência do produto de matrizes e o cálculo de determinantes. OBJETIVOS: Compreender teoremas ou operações essenciais, com suas respectivas propriedades ou condições de existência.

Conceituar Determinante e compreendê-lo como estratégia de cálculo para a resolução de equações matriciais e de sistemas lineares.

Já nos minutos iniciais, desta aula, percebemos que a multiplicação entre Matrizes merece uma atenção especial. Além disso, que ela só será possível conforme uma condição de existência importantíssima. Ao mesmo tempo, compreendemos porque motivo a comutatividade, de um modo geral, não é válida para esta operação. Por sua vez, o Determinante é apresentado como um número real associado a uma Matriz Quadrada. Nestas circunstâncias, torna-se essencial entender, por exemplo, que o Determinante de uma Matriz de 1ª ordem será o único elemento que ela possui. Os Determinantes serão bastante úteis para a resolução de alguns tipos de Sistemas de Equações Lineares.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 2ª Série

Lucas Ribeiro

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

2 de junho de 2016

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)