Tópicos Gramaticais: Artigo, Substantivo, Adjetivo, Pronome e Numeral – MRC II – Parte 2

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 3:17 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO(S): Tópicos Gramaticais: Artigo, Substantivo, Adjetivo, Pronome e Numeral – MRC II – Parte 2 OBJETIVO(S): Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. Compreender, num determinado contexto, os sentidos dos usos e a função dos substantivos no texto. Aplicar as flexões e diferentes usos do substantivo. Distinguir os usos dos pronomes pessoais nas variantes padrão e popular. Compreender as relações de coesão por referência em diversos gêneros textuais. Empregar o numeral em frases e textos, conforme o uso da norma padrão da língua portuguesa. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão na função de adjetivo. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha do artigo definido ou indefinido. Ao utilizarmos as palavras, não podemos concebê-las como soltas, ao contrário, todas elas são dotadas de características distintas e quando inseridas numa oração, assumem funções específicas, de modo a tornar ainda mais claras e precisas as mensagens que proferimos. Daí faz-se a necessidade de utilizarmos as classes de palavras. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. São divididas em variáveis (variam em gênero, número e grau) e invariáveis.

  • Ensino Médio
  • Língua Portuguesa
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série

  • Fabiane Santana da Silva Freitas
  • Heber Torres Oliveira
  • Isabela Dias Silveira
  • Janeide Sousa Santos
  • Leila Melo Cajazeira
  • Márcia Maria Vieira da Silva
  • Maria de Fátima F. L. Fonseca
  • Myrian Conceição Crusoé R. Sales

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

23 de agosto de 2018

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)