Estudo do Delta da Função de 2º Grau

Publicado em 14 de agosto de 2019 às 4:38 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
Vídeo

CONTEÚDO - Estudo do Delta da Função de 2º Grau.

OBJETIVO - Proporcionar ao estudante aprendizagem sobre o conteúdo temático, mediante abordagem contextualizada, a partir do entendimento da relação existente entre o delta, também denominado discriminante, e a quantidade de raízes ou zeros que a função quadrática expressa por f(x) = ax2+bx+c possui. Graficamente, visualiza-se que as raízes ou zeros da função são os pontos de intersecção da curva denominada parábola com o eixo 0x. Assim, observa-se que para ∆ > 0 existem dois pontos de intersecção da curva com o eixo 0x, por sua vez se ∆ = 0 existe apenas um ponto de intersecção da curva com o eixo 0x e para ∆ < 0, não existem pontos de intersecção entre a parábola e o eixo Ox. Graficamente, visualiza que as raízes ou zeros da função são os pontos de intersecção da parábola com o eixo 0x. Ao final da aula é analisada uma situação em que, a partir do gráfico, se observa a concavidade da parábola, os pontos de intersecção com o eixo e valores relacionados com o coeficiente a e o ∆ (delta), constituindo-se ainda em objetivos dessa aula:

- ler, analisar e interpretar gráficos da função polinomial do 2º grau a partir da análise de termos da função como coeficientes e intersecções com os eixos;

- identificar e calcular os zeros ou raízes de uma função polinomial de 2º grau e relacionar o delta ou discriminante com o número de raízes.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 1ª Série

  • Vânia Bezerra
  • Lucas Ribeiro

Emitec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

5 de agosto de 2019

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)