Revisão MRC III: Substâncias Inorgânicas e Balanceamento de Equações Químicas

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 4:56 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
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CONTEÚDO(S): Revisão MRC III: Substâncias Inorgânicas e Balanceamento de Equações Químicas. OBJETIVO(S): Analisar as quantidades de reagentes e produtos envolvidos nas transformações químicas, reconhecendo a importância da conservação da massa e da existência de proporcionalidade entre massas. Identificar a linguagem simbólica da Ciência Química compreendendo seu significado em termos microscópico. Reconhecer as funções inorgânicas na vida cotidiana e na composição das substâncias. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas Ciências Físicas, Químicas ou Biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. Representar as transformações químicas a partir dos códigos, símbolos e expressões próprias da Ciência Química. Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. Utilizar os conhecimentos das áreas da Química para identificar a composição dos materiais. Arrhenius propôs o agrupamento dos compostos inorgânicos tendo como base a descoberta de componentes que se dissolvem na água e se dividem em partículas eletrizadas, os íons. A partir da Teoria de Arrhenius (1887), os compostos inorgânicos foram agrupados conforme a semelhança que existiam entre eles. As principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos. O balanceamento das equações químicas demostra sua estabilidade e equilíbrio, uma vez que deve conter o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação, ou seja, nos reagentes e nos produtos.

  • Ensino Médio
  • Química
  • Ciências da natureza
  • 1ª Série

Graças Santos, Sandra Pita, Sérgio Costa, Tânia Mamede

EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Não

4 de dezembro de 2018

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