Recursos Educacionais Abertos

novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 6:39 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Caramuru

CONTEÚDO(S): Caramuru. Poema Épico do Descobrimento da Bahia escrito pelo frei Santa Rita Durão, em 1781. Conta a história de Diogo Álvares Correia, o "Caramuru", um náufrago português que viveu entre os Tupinambás. Essa obra, além de relatar a trajetória de Caramuru, refere a outros fatos [...]

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 6:08 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Canção do Tamoio

CONTEÚDO(S): Canção do Tamoio é um poema indianista do escritor brasileiro Gonçalves Dias. OBJETIVO(S): estimular reflexões, leituras, escritas e análises críticas a partir da referida obra literária.

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 6:04 PM por MÔNICA DE OLIVEIRA MOTA

Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores

CONTEÚDO(S):Educação / Acesso Aberto . OBJETIVO(S): CONTEÚDO(S): Alfabetização midiática. OBJETIVO(S): A publicação:  Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores aponta as atuais diretrizes para a formação docente com foco na literacia digital. [...]

  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 5:56 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Canção do exílio

CONTEÚDO(S): Canção do Exílio" é uma poesia romântica do escritor brasileiro Gonçalves Dias (1823- 1864) a composição foi criada em julho de 1843, quando o autor se encontrava em Coimbra e ressalta o patriotismo e o saudosismo em relação à sua terra natal. OBJETIVO(S): estimular reflexões, [...]

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 5:44 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Broquéis

CONTEÚDO(S): Broquéis é o livro de estreia do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa, publicado originalmente em 1893. A obra é composta por 54 poemas, sendo marcada pela influência de Baudelaire, que traz o mal como algo belo. OBJETIVO(S): estimular reflexões, leituras, escritas e [...]

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 5:22 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

As Vítimas-Algozes

CONTEÚDO(S): As Vítimas-Algozes é um livro brasileiro, de estilo romântico, escrito por Joaquim Manuel de Macedo em 1869. O livro aborda o tema da escravidão. OBJETIVO(S): estimular reflexões, leituras, escritas e análises críticas a partir da referida obra literária.

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 5:14 PM por MÔNICA DE OLIVEIRA MOTA

Diretrizes para as Políticas de Desenvolvimento e Promoção do Acesso Aberto

CONTEÚDO(S):Educação / Acesso Aberto . OBJETIVO(S):  O Acesso Aberto está no centro do esforço global da UNESCO para a construção da paz nas mentes dos homens e das mulheres. Trata-se da permissão de acesso gratuito para todas as informações acadêmicas e pesquisas revisadas por pares. [...]

  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 4:51 PM por MÔNICA DE OLIVEIRA MOTA

Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias

CONTEÚDO(S): Alfabetização midiática. OBJETIVO(S): A publicação “Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias” faz parte de um conjunto de fontes na área da AMI que tem sido desenvolvido pela UNESCO e por seus parceiros. Essas [...]

  • Linguagens e seus códigos
  • Artes Visuais
  • Audiovisual
  • Ética e Cidadania
  • Trabalho e Consumo
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 2:44 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Amor de Salvação

CONTEÚDO(S): Amor de Salvação Amor de Salvação é o título de uma obra de Camilo Castelo Branco, uma novela passional publicada em 1864. OBJETIVO(S): estimular reflexões, leituras, escritas e análises críticas a partir da referida obra literária.

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 2:29 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

Amor de Perdição

CONTEÚDO(S): Amor de Perdição é o título de uma novela do escritor português Camilo Castelo Branco, escrita em 1861 e publicada em 1862. É considerada a obra principal do escritor, e uma das mais importantes durante a fase do Romantismo em Portugal. Retrata principalmente a história do amor [...]

  • Literatura
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Língua Portuguesa
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 11:26 AM por MÔNICA DE OLIVEIRA MOTA

A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante

CONTEÚDO(S): Redação / ENEM . OBJETIVO(S): O material trata-se de um documento intitulado:  A redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante que apresenta a estruturada que deverá ser seguida pelo candidato através de orientações e exemplificações de redações do ano de 2018. [...]

  • Língua Portuguesa
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 11:23 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Os Principais Biomas Terrestres: Florestas Tropicais, Equatoriais e Savanas.

CONTEÚDO – Os principais biomas terrestres: Florestas Tropicais, Equatoriais e Savanas. OBJETIVOS – Proporcionar a(o) estudante aprendizagem em abordagem contextualizada sobre o conteúdo temático a partir do entendimento de que a Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado [...]

  • Geografia
  • Humanas
  • 1ª Série
1ª SÉRIE - Unidade III
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 10:18 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Sociedade e Economia do Açúcar no Brasil

CONTEÚDO – Sociedade e Economia do Açúcar no Brasil OBJETIVOS – Proporcionar a(o) estudante aprendizagem em abordagem contextualizada sobre o conteúdo temático a partir do entendimento de que a economia colonial do Brasil dos séculos XVI-XVII é marcada pela produção e exportação [...]

  • História
  • Humanas
  • 1ª Série
1ª SÉRIE - Unidade III
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 9:45 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Energia Cinética e Trabalho Resultante

CONTEÚDO – Energia Cinética e Trabalho Resultante.OBJETIVOS – Proporcionar a(o) estudante aprendizagem em abordagem contextualizada sobre o conteúdo temático, a partir do entendimento do conceito físico de energia, seguindo-se do estudo da energia cinética e do teorema do trabalho, com o propósito [...]

  • Física
  • Ciências da natureza
  • 1ª Série
1ª SÉRIE - Unidade III
novo!
Publicado em 16 de outubro de 2019 às 8:36 AM por EMITEC - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Diferença entre Jogo e Esporte

CONTEÚDO – Diferença entre Jogo e EsporteOBJETIVOS – Proporcionar a(o) estudante aprendizagem em abordagem contextualizada sobre o conteúdo temático, a partir do entendimento de que se define jogo como uma atividade de característica regida por normas acordadas livremente entre as partes que [...]

  • Educação Física
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
1ª SÉRIE - Unidade III