Recursos Educacionais Abertos

novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 6:03 PM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

A Evolução Tecnológica e o Fim dos Tempos - Part. 3B

CONTEÚDO(S): Evolução  Tecnológica. OBJETIVO(S):  Abordar a  questão da substituição do trabalho humano pela automação

  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Humanas
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 5:55 PM por MARCUS LEONE OLIVEIRA COELHO

O Navio Negreiro

CONTEÚDO(S): poema de Castro Alves, autor da Literatura brasileira. OBJETIVO(S): estimular reflexões, leituras, escritas e análises críticas a partir da referida obra literária.

  • Literatura
  • Língua Portuguesa
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 5:45 PM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

A Educação Transforma a Sociedade

CONTEÚDO(S): O poder de transformação a partir da educação. OBJETIVO(S): Debater sobre práticas na Educação no Brasil. São apresentadas reflexões sobre como mudar a Educação.

  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Humanas
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 5:20 PM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

O Que é Educação Inovadora Para você?

CONTEÚDO(S): Educação Inovadora. OBJETIVO(S): Refletir sobre o que é Educação Inovadora.

  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Ciências da natureza
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • Matemática
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 3:56 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

Estudo da função – Part. 1 – Fasc. 4, Unid. 12

CONTEÚDO(S): Estudo da função. OBJETIVO(S): Construir a ideia de função utilizando situações-problema da aritmética, geometria e álgebra. Reconhecer as noções de variáveis, dependência, regularidade. Escrever a expressão algébrica que representa uma relação entre duas grandezas que [...]

  • Matemática
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Escolar
  • Hospitalidade e Lazer
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Controle e Processos Industriais
  • Infra-estrutura
  • Recursos Naturais
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • 9º Ano
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 3:50 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

Conjunto – Fasc. 4, Unid. 11

CONTEÚDO(S): Sistemas de equações lineares. OBJETIVO(S): Reconhecer conjuntos e elementos, e definir relações de pertinência e inclusão. Resolver problemas envolvendo propriedades e operações com conjuntos. Representar subconjuntos dos números reais e realizar operações com eles.

  • Matemática
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Escolar
  • Hospitalidade e Lazer
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Controle e Processos Industriais
  • Infra-estrutura
  • Recursos Naturais
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • 9º Ano
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 3:47 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

Sistemas de equações lineares – Fasc. 3, Unid. 10

CONTEÚDO(S): Sistemas de equações lineares. OBJETIVO(S): Representar a relação entre duas grandezas por meio de gráficos. Utilizar sistemas de equações para calcular os valores de duas incógnitas. Resolver problemas que envolvam duas incógnitas.

  • Matemática
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Escolar
  • Hospitalidade e Lazer
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Controle e Processos Industriais
  • Infra-estrutura
  • Recursos Naturais
  • 9º Ano
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 3:43 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

A função do primeiro grau – Fasc. 3, Unid. 9

CONTEÚDO(S): Função do primeiro grau. OBJETIVO(S): reconhecer a expressão que traduz uma função de primeiro grau; reconhecer e traçar gráficos de funções do primeiro grau; utilizar funções do primeiro grau na resolução de problemas.

  • Matemática
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Escolar
  • Hospitalidade e Lazer
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Controle e Processos Industriais
  • Infra-estrutura
  • Recursos Naturais
  • 9º Ano
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 12:32 PM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

Tecnologias Cognitivas no Cenário Educacional

CONTEÚDO(S): Tecnologias cognitivas no Cenário Educacional. OBJETIVO(S): Fazer um passeio por toda a história da Inteligência Artificial  e falar sobre as inovações tecnológicas adaptativas aplicadas à educação atual.

  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Ciências da natureza
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • Matemática
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 11:59 AM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

O que a 4ª Revolução Industrial tem a Dizer para Educação? - Palco Steam

CONTEÚDO(S): Os impactos da 4ª Revolução Industrial sobre a Escola. OBJETIVO(S):  Analisar os  principais impactos da 4ª Revolução Industrial sobre a Escola, a Universidade, os professores e os alunos. As tecnologias exponenciais colocam em xeque tudo o que entendemos por Educação [...]

  • Física
  • Sociologia
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Estudo da Sociedade e da Natureza
  • Ciências da natureza
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • Matemática
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 11:44 AM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

A Educação Para o Século XXI

CONTEÚDO(S): Educação Disruptiva, Inovação Evolutiva, Revolução Tecnológica, Estruturas Exponenciais, Alunos e Professores 3.0, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Cultura Maker. OBJETIVO(S): Apresentar uma nova maneira de pensar a educação para o presente e para o futuro.  Plantar [...]

  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Ciências da natureza
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • Matemática
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 9:09 AM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

Qual a Diferença Entre Preconceito e Discriminação?

CONTEÚDO(S): Diferença entre Preconceito e Discriminação. OBJETIVO(S): Fazer uma avaliação profunda e identificar em que momentos pode se ter um viés inconsciente de preconceito e discriminação, e se isso está afetando determinadas decisões. Você já parou para pensar que, em algum nível, [...]

  • Filosofia
  • Sociologia
  • História
  • Estudo da Sociedade e da Natureza
  • Humanas
  • Ética e Cidadania
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 8:55 AM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

Professor Comenta a Relação Entre Estereótipos e Preconceito

CONTEÚDO(S):  Estereotipos e Preconceitos. OBJETIVOS (S): Alertar para os perigos da sociedade se basear em conceitos de gênero e sexualidade muito estreitos e encaixar as pessoas dentro de certas classificações, por exemplo colocar o gay como sendo afeminado, que gosta de rosa e é sensível. [...]

  • Filosofia
  • Sociologia
  • História
  • Estudo da Sociedade e da Natureza
  • Humanas
  • Gênero e Sexualidade
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
novo!
Publicado em 13 de junho de 2019 às 8:26 AM por ANA RITA ESTEVES MEDRADO BORGES

Etnocentrismo - Inconsciente, Imaginário e Preconceito no Universo das Organizações Educativas

CONTEÚDO(S): Etnocentrismo. OBJETIVO(S): Mostrar que o Etnocentrismo consiste em privilegiar um universo de representações propondo-o como modelo e reduzindo à insignificância os demais universos e culturas “diferentes”. De fato, trata-se de uma violência que, historicamente, não só se concretizou [...]

  • Sociologia
  • História
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Humanas
Publicado em 12 de junho de 2019 às 4:21 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

GeoGebra – Calculadora gráfica online

O GeoGebra é um dos melhores software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos [...]

  • Matemática
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Produção Cultural e Design
  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Escolar
  • Hospitalidade e Lazer
  • Produção Alimentícia
  • Produção Industrial
  • Controle e Processos Industriais
  • Infra-estrutura
  • Recursos Naturais
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Trabalho e Consumo
  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano
  • 4º Ano
  • 5º Ano
  • 6º Ano
  • 7º Ano
  • 8º Ano
  • 9º Ano
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série
  • Licenciaturas