Caixa de Papel

Publicado em 14 de julho de 2011 às 3:16 PM por Matemática

CONTEÚDO(S): Polinômios: Funções polinomiais, Gráficos e Propriedades; Geometria espacial – Problemas de otimização; unidades de medida. OBJETIVO(S): Discutir com o aluno o conceito de volume aliado ao comportamento de funções.Consulte o guia pedagógico que está acompanhado de 'Ficha do aluno'! Para a realização deste experimento, os alunos, trabalhando em grupo, construirão no mínimo seis caixas de papel e tentarão descobrir qual delas tem maior volume. Só depois, fazendo os cálculos, verificarão se sua intuição estava certa. Por fim, eles usarão os dados coletados para esboçar um gráfico do volume obtido em função da medida x do corte usado na confecção da caixa, sendo novamente instigados a responder: qual o maior volume possível? O Experimento traz as orientações básicas para que as atividades propostas possam ser executadas em sala de aula. A Folha do Aluno pode ser útil para os alunos acompanharem as propostas. O Guia do Professor traz mais informações e aprofundamentos, principalmente em termos de conteúdo, que podem auxiliar o professor na realização da atividade.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 3ª Série

UNICAMP: equipe de professores, estudantes e colaboradores

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas/São Paulo

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA

0 comentário(s)