Estudo da Poluição Numa Aula de Matemática

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 9:32 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

CONTEÚDO(S): Gráficos de funções, progressões geométricas e noções de matrizes. OBJETIVO(S): Evidenciar a importância do ferramental matemático no estudo e resolução de problemas que ocorrem ou naturalmente ou como consequência da intervenção do homem na natureza, incentivar a reflexão e desenvolver o espírito crítico do aluno no que diz respeito a essa intervenção. Com relação à matemática propriamente dita, serão desenvolvidos modelos que envolvem gráficos, manipulação de expoentes e resolução de equações. Os tipos de "modelos" que surgirão naturalmente em nosso estudo serão "modelos recursivos", nos quais cada número depende de números anteriores. Consulte o guia pedagógico! Há duas versões de roteiro, sendo uma versão para o Professor e outra para o Aluno. O Trata-se do roteiro de um kit de experimentos, com líquidos e corantes para simular o modelo de poluição em um lago e também para simular o efeito de dosagens de remédios no organismo. Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática – Experimentoteca do ensino médio - tem como objetivo geral o desenvolvimento, a produção e a divulgação de material didático adequado às novas diretrizes curriculares para o Ensino Médio visando melhorias no Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, realizando no processo a formação inicial e continuada de professores de Biologia, Física, Química e Matemática. As melhorias incluem o desenvolvimento, aplicação e avaliação de recursos pedagógicos modernos, visando a inserção da Ciência contemporânea nas atividades do Ensino Fundamental e Médio. SOBRE O SITE DE ORIGEM: Para acessar este experimento no site da Experimentoteca da USP, ao entrar na página, deve recorrer ao menu lateral esquerdo e clicar na sessão Matemática, na opção Roteiros -> Ensino Médio. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios.

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Dietrich Schiel, Pedro Malagutti, Renata C. G. Meneghetti

Experimentoteca: CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - Universidade de São Paulo

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