A Tábua da Fortuna

Publicado em 19 de julho de 2013 às 3:17 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

CONTEÚDO(S): Análise combinatória e probabilidade. OBJETIVO(S): Motivar a construção do Triângulo de Pascal através da análise de um problema concreto que descreveremos a seguir e, ao mesmo tempo, evidenciar para os alunos a relação que existe entre Análise Combinatória e o Triângulo de Pascal. Consulte o guia pedagógico! Há uma versão de Roteiro do Professor e outra de Roteiro do Aluno. COMO ACESSAR: Ao abrir a página, (na coluna no lado esquerdo da tela) click em ‘ENSINO MÉDIO’. Na tabela que aparecerá no centro da tela, click em ‘Professor’ ao lado do nome do arquivo. O experimento está relacionado a um tabuleiro com alamedas que podem ser percorridas por uma pessoa, reforçado por outra aplicação do resultado do primeiro, na qual existe um paralelo entre este experimento e o estudo antropológico da estatura humana. E finaliza com um exercício de construção de gráfico para análise e conclusão dos resultados obtidos. Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática – Experimentoteca do ensino médio - tem como objetivo geral o desenvolvimento, a produção e a divulgação de material didático adequado às novas diretrizes curriculares para o Ensino Médio visando melhorias no Ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, realizando no processo a formação inicial e continuada de professores de Biologia, Física, Química e Matemática. As melhorias incluem o desenvolvimento, aplicação e avaliação de recursos pedagógicos modernos, visando a inserção da Ciência contemporânea nas atividades do Ensino Fundamental e Médio.

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série

Prof. Dietrich Schiel, Prof. Pedro Malagutti, Profª. Renata C. G. Meneguetti

Experimentoteca - CDCC - Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - Universidade de São Paulo

Outros

0 comentário(s)