Coordenada

Publicado em 27 de maio de 2013 às 3:25 PM por SAMUEL OLIVEIRA DE JESUS

CONTEÚDO(S): Geometria plana: sistema de coordenada, mapa. OBJETIVO(S): Proporcionar aos alunos a oportunidade de manipularem objetos com diferentes tipos de sistemas de coordenadas; reconhecer a importância desse conhecimento para descrever a localização de pontos; desenvolver a habilidade de localizar e representar pontos nos sistemas de coordenadas retangulares e polares; aplicações. Consulte o guia pedagógico! Nesse objeto de aprendizagem é possível explorar dois tipos de sistemas. O sistema cartesiano ou retangular e o sistema polar, baseado em mapas. Além das atividades relacionadas ao software, são sugeridas no Guia atividades complementares. REQUISITOS DO SOFTWARE: Serão necessários os plug-ins do Flash (www.macromedia.com) instalados em todos os navegadores (Netscape, Mozilla ou Internet Explorer) existentes nos computadores. Sobre o RIVED - Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas ideias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras. RECOMENDAÇÕES: Não recomendamos usar mais de um recurso em uma mesma aula. Por exemplo, um vídeo ou áudio pode ser apresentado no início, meio ou fim de uma aula como parte da atividade associada ao conteúdo, enquanto que softwares e experimentos ocupam toda a extensão da aula (normalmente são planejados para ocupar uma aula dupla). É importante que os alunos tenham tempo para refletir o assunto, eventualmente debater em grupos, escrever um pequeno texto, resolver um problema adicional ou praticar através de exercícios

  • Ensino Médio
  • Matemática
  • Geografia
  • Humanas
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série

LEC/UFRGS: Cristiano Lopes Lima, Eduardo Melloni Lucches, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Paula Aguiar da Silva, Rodrigo Sychocki da Silva, Vinícius Teixeira da Silva

MDMat - Mídias Digitais Para Matemática

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA

0 comentário(s)