Geografia e Fotografia : Articulando a Imagem pela Palavra

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 2:05 PM por PETERSON AZEVEDO AMORIM

CONTEÚDO(S): Geografia e Fotografia OBJETIVO(S): este trabalho propõe  pesquisas teórico-práticas no ambiente escolar, é fruto da aplicação de uma sondagem diagnóstica com professores da Educação Básica sobre sua concepção e prática quanto ao uso dos recursos audiovisuais, em um primeiro momento; e da aplicação de uma sequência didática por gênero discursivo textual em duas classes de Ensino Fundamental II, na segunda fase do campo empírico. Como pressupostos principais, consideramos a Geografia como ciência que apresenta às crianças e adolescentes conceitos científicos que as permitem entender o espaço geográfico em que vivem e as múltiplas relações que se dão nele; a Fotografia como técnica e linguagem imagética precursora de amplos avanços nos meios de comunicação de massa, inventariante visual da história do mundo e da história de nosso olhar sobre o mundo, além de ter contribuído desde seu surgimento para as metamorfoses da percepção que ainda vivemos; e, a Língua Portuguesa, assim como as demais linguagens verbais orais escritas, bases da estruturação do pensamento e do desenvolvimento de conceitos espontâneos e científicos, intrínsecos à formação da autonomia intelectual e discursiva humana.

  • Ensino Médio
  • Ensino Superior
  • Arte
  • Geografia
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • 1ª Série
  • 2ª Série
  • 3ª Série

JOSÉ LEONARDO HOMEM DE MELLO GÂMBERA / Universidade de São Paulo

https://observatoriogeohistoria.net.br/geografia-2/geografia-e-fotografia-articulando-a-imagem-pela-palavra/

11 de fevereiro de 2020

Atribuição-CompartilhaIgual CC BY-SA

0 comentário(s)