Abordagem Triangular na Prática do Arte-Educador: Aproximações, Dilemas e Dificuldades no Cotidiano da Sala de Aula

Publicado em 8 de outubro de 2019 às 3:15 PM por GEIZE GONÇALVES DE OLIVEIRA

CONTEÚDO(S): Arte-educação OBJETIVO(S): Abordar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de Arte e dialogar com os principais teóricos da Arte-Educação brasileira Sinopse: Este trabalho enfoca concepções sobre a Proposta Triangular para o ensino de artes, colocada em prática por três professores de duas instituições de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém do Pará: Escola de Aplicação da UFPa e Colégio Paes de Carvalho, com carga horária, metodologias e recursos diferentes. Teorizada por Ana Mae Barbosa, preconiza um ensino de arte fundamentado em três eixos de ação: o fazer artístico; a leitura (apreciação da obra de arte) e contextualização da imagem (história da arte). De natureza qualitativa; a pesquisa analisou dados empíricos obtidos em entrevistas com os professores, comparação das ementas dos planos de curso utilizados pelas instituições e buscou abordar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de Arte e dialogar com os principais teóricos da Arte-Educação brasileira.

  • Ensino Superior
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciência Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Interdisciplinar
  • Lingüística, Letras e Artes
  • Humanas
  • Linguagens e seus códigos
  • Dança
  • Artes Visuais
  • Música
  • Teatro
  • Literatura
  • Pluralidade Cultural
  • Licenciaturas

Paula Adler

https://www.recantodasletras.com.br/trabalhos-academicos-de-artes-plasticas/2283570

8 de outubro de 2019

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

0 comentário(s)